Sobre

MISSÃO
O Projeto Ciênica se propõe a discutir as diversas relações entre ciência, tecnologia e teatro – e suas implicações para a educação e para a divulgação da ciência e da arte – a fim de produzir ações e estratégias que potencializem a humanização de todos e todas.

HISTÓRIA
    O projeto Ciênica surgiu no ano de 2012 com o intuito de estimular a enculturação científica e artística na cidade de Macaé e na região Norte Fluminense. Ele é desenvolvido por meio de um processo educativo, cultural e científico, que articula linguagens artísticas à ciência e à tecnologia, produzindo reflexões e conhecimentos sobre a sociedade e o ser humano.
    O projeto teve início com a criação de um grupo de Teatro Universitário, possibilitado pela disponibilização de bolsas de extensão universitária para estudantes de graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim, o Ciênica nasce com uma forte vertente extensionista. Com o passar do tempo as vertentes pesquisa e ensino também foram sendo incorporadas, em parte devido à necessidade de se investigar o próprio processo de criação dos espetáculos, bem como de se investigar a recepção destes espetáculos. E em parte devido ao interesse em sistematizar e difundir a formação e os conhecimentos produzidos no projeto não só para seus integrantes, mas também para outros estudantes da UFRJ em Macaé.

 

EQUIPE


Coordenação

Prof. Dr. Leonardo M. Moreira.

Doutorandos

Gabriel A. Pinto.

Luan da S. Gustavo.

Camila de F. Sant'Ana.

Mestrandos

Edklesisson de P. de Souza.

Hélder O. de Santana.

Filipe A. P. Felix.

Gisele P. V. de Souza.

Gabrielle R. T. M. Ramos.

Raphael K. Ferreyro.
 

Graduandos

Eduarda R. S. do Valle.

Laise N. N. de Souza.

Lara R. Viana.

Marllon B. Manoel.

Marina B. da Silva.

Victória D. Tavares.
 

Colaboradores

Prof. Dr. Bruno P. Monteiro.

Profa. Dra. Fernanda Antunes.

Profa. Dra. Juliana Milanez.

Profa. Dra. Maisa S. de Souza.

Profa. Dr. Nilcimar Souza.

COMO PARTICIPAR?

 


Os encontros do projeto ocorrem todas as terça-feiras das 8:30h às 12:00h, na sala de extensão, no NUPEM UFRJ Polo Barreto Macaé.

APOIADORES
UFRJ, PR5, Campus Macaé, CNPq, TIM.