Outras Produções

Capítulos de livros

PINTO, G. A. ; MOREIRA, L. M. . Um panorama do teatro nas pesquisas em ensino de ciências. In: Ademir de Souza Pereira; Adriana Marques de Oliveira; Vivian dos Santos Calixto. (Org.). O teatro de temática científica na formação de professores de química. 1ed.Curitida: Appris, 2020, v. 1, p. 91-108.

https://www.editoraappris.com.br

SOUZA, J. ; MOREIRA, L. M. . JOGO AFRICANO EM AULAS DE QUÍMICA. In: Rozana Gomes de Abreu; Tatiana Seixas Machado Carpenter; Waldmir Nascimento de Araujo Neto. (Org.). Ensino de química em revista: identidades e metodologias na ação docente. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Química da UFRJ, 2019, v. 3, p. 170-200.

PINTO, G. A. ; MOREIRA, L. M. ; ARAUJO NETO, W. N. A utilização de jogos teatrais no ensino de química: da construção à sua utilização.  In: Rozana Gomes de Abreu; Tatiana Seixas Machado Carpenter; Waldmir Nascimento de Araujo Neto. (Org.). ENSINO DE QUÍMICA EM REVISTA:Identidades e Metodologias na Ação Docente. 1ed.Rio de Janeiro: Instituto de Química da UFRJ, 2019, v. 3, p. 201-232.

/www.academia.edu/42345554/Jogos_Teatrais_no_Ensino_de_Química_da_construção_à_sua_utilização

MOREIRA, L. M.; MENEZES, C. G. P.; SILVA, D. A. Aproximando gênero, ciências e teatro: Vozes pouco ouvidas. Em: Conteúdos cordiais: química humanizada para uma escola sem mordaça.1 ed.São Paulo : Editora da Física, 2017, v.1, p. 39-49.

http://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=146217&titulo=Conte%C3%BAdos+cordiais+Qu%C3%ADmica+Humanizada+para+uma+escola+sem+morda%C3%A7a

MOREIRA, L. M. A cultura artística no desvelamento da cultura científica. Em: Orgs. LIMA-TAVARES, D.; AYRES, A. C. M.; VILELA, M. L.; MATOS, M. Tecendo laços docentes entre Ciência e Culturas. 1 ed. - Curitiba: Editora Prismas, 2016.
http://editoraprismas.com.br/produto/7874722/Tecendo-Lacos-Docentes-entre-Ciencia-e-Culturas

MOREIRA, L. M. Improvisação teatral em museus e centros de ciências. Em: Org. MARANDINO, M.; COUNTIER, D. Educação Não Formal e Divulgação em Ciência: da produção do conhecimento a ações de formação. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2015.
http://www.geenf.fe.usp.br/v2/?p=1608

MOREIRA, L. M., REZENDE, D. B. O teatro na educação em ciências: articulações. Em: SANTANA, E., SILVA, E. L. da. Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.
http://www.pedroejoaoeditores.com.br/topicos-em-ensino-de-quimica.html

Artigos em periódicos

PINTO, G. A. ; MOREIRA, L. M. . O teatro na pesquisa em ensino de ciências: diálogos com a pesquisa educacional baseada em artes. ARETÉ (MANAUS), v. 12, p. 126-141, 2020.

http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1667

SILVA, M. B. ; TARDIN, R. V. L. ; MOREIRA, L. M. . As relações étnico raciais na pesquisa em educação em ciências. REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES, v. 34, p. 63-81, 2020.

NUNES, D. F. ; SILVA, V. H. dos S. ; MOREIRA, L. M. . A educação básica macaense à luz da lei nº 10.639/03. REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES, v. 34, p. 51-63, 2020.

MOREIRA, L. M.; COELHO, V. A. G. S. ; SOUZA, L. N. N. Percepções do Público Infantil sobre uma Peça de Teatro de Temática Científica. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 20, p. 553-580, 2020.

https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19834

MOREIRA, LEONARDO MACIEL; NASCIMENTO, ANGÉLICA SANTANA DO ; SOUZA, LAISE NOVELLINO NUNES DE . Ciência, opressão e teatro: um caso de pesquisa educacional baseada em artes. ALEXANDRIA (UFSC), v. 12, p. 325-348, 2019.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2019v12n2p325

REIS, N. A.; MOREIRA, L. M.; SILVA, E. L. Teatro, experimentação e divulgação científica: uma tríade possível para a alfabetização científica. REnCiMa, v. 10, n.1, p. 209-227, 2019.

http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1363

MOREIRA, L. M.; LOPES JÚNIOR, M. A. A. CIÊNICA: divulgação da ciência e tecnologia por meio do teatro. Rev. Ciênc. Ext. v.11, n.2, p.140-150, 2015.
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1044

 MOREIRA, L. M.; MARANDINO, M. Teatro de temática científica: conceituação, conflitos, papel pedagógico e contexto brasileiro. Ciência & Educação, v. 21, n. 2, p. 511-523, 2015.
http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320150020015

MOREIRA, L. M. ; MARANDINO, M. O teatro em museus e centros de ciências no Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.22, supl., dez. 2015, p.1735-1748.
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702015000500011

MOREIRA, L. M. Oxigênio: Uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências – Parte 1: Poder e ambição. Ciência & Educação, v. 18, n. 4, p. 803-818, 2012.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000400005

Vídeos

Mesa-redonda: Estudos sobre ciência, teatro e educação

Evento: Ciência e Teatro: múltiplos olhares

Roda de conversa: Educação, ciências e artes

Evento: Festival do Conhecimento - UFRJ.

Projeto Ciênica

Palestra ministrada no Workshop Divulgação Científica e Arte, durante o VIII Ciência em Cena: Encontro de Teatro e Divulgação Científica.

Entrevista para Revista Aman-Ti-Kyr Ceduc Unifei
Uma conversa sobre teatro de temática científica e as atividades desenvolvidas pelo Projeto Ciênica.

Ciência e arte: água mole em pedra dura!

Palestra proferida no Ciclo de Palestra do Instituto NUPEM.