Cursos

Cursos e minicursos
 

​​Curso livre de teatro

Colégio Estadual Dr. Télio Barreto

No ano de 2019 está sendo realizada uma oficina de teatro com foco nas histórias de cientistas negros e negras e suas produções científicas. As atividades são desenvolvidas no contra turno, sendo orientadas pelo Teatro do Oprimido de Augusto Boal. A intenção é que os estudantes possam ser estimulados a se expressaram por meio do teatro e, ao mesmo tempo, possam adquirir informações sobre a vida acadêmica e as diversas carreiras científicas.

Instituto NUPEM

O Curso de Teatro Livre (CTL) é desenvolvido no NUPEM-UFRJ, em Macaé. Iniciado em abril do ano de 2016, ministrado inicialmente pelos bolsistas Gabriel A. Pinto e Elaine Travassos. Em 2017, o projeto atendeu alunos entre 12 e 15 anos, da Escola Municipal Olga Benário, tendo sido ministrado pelas bolsistas Angélica S. Nascimento, Elaine Travassos e Gessica Vicente. Com o objetivo de introduzir atividades teatrais, ensaiar e apresentar espetáculos de temática científica, o curso propõe leva os jovens à universidade a fim de que conheçam o ambiente e criem conexão com o local, inspirando-os a entrar em curso de graduação. As atividades são realizadas semanalmente, com duas horas de duração e com a produção de uma peça teatral anual. 

Minicursos

- Ensino de Ciências e Teatro – Centro de Formação, Macaé. Agosto de 2015.

- Ensino de Ciências e Teatro – Colégio Estadual Matias Neto. Macaé. Junho de 2015.

- Ensino de Ciências e Teatro – Centro de estudos de educação Natália Caldonazzi. Cabo Frio. Junho de 2015.

- Diálogos entre o ensino de química e o teatro. Universidade Federal de Itajubá. Novembro de 2014.

- Diálogos entre o Ensino de Química e o Teatro. XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, - Outro Preto. Agosto de 2014.

- Diálogos entre o ensino de química e o teatro – Semana Acadêmica de Química, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Outubro de 2013.
- O texto teatral e a educação em ciências: Rede Nacional de formação Continuada, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Outubro de 2013.

Ensino de Graduação e de Pós-Graduação

 

Disciplina de graduação
- Arte no Ensino de Ciências

Ementa: Cultura científica. Cultura artística. Arte e ciência (science art e art science). Educação em ciências. Divulgação científica. Intervenções.
 

Disciplina de pós-graduação
- Tópicos em Divulgação Científica
Ementa: Divulgação científica: definição e história. Modelos de divulgação científica. A linguagem científica e a de divulgação científica. Diferentes discursos na divulgação científica. Metodologias e ferramentas de divulgação científica.